Intérpretes

Coordenação nacional dos interpretes católicos

Estamos iniciando mais um serviço para a nossa articulação dentro da dinâmica de ação evangelizadora junto aos surdos, no Effata. Não existe intérprete católico sem a efetiva participação eclesial, litúrgica, catequética e testemunhal. O processo de ação do intérprete católico dentro da vida cristã faz dele um verdadeiro missionário e ao mesmo tempo discípulo do Senhor. Daí o binômio DISCÍPULO-MISSIONÁRIO. Acreditamos que nunca estamos prontos e acabados; desta afirmação decorre a nossa constante inquietude cristã em atualizarmos dentro da caminhada da Igreja do Brasil, a partir das Diretrizes Gerais da CNBB e junto à Igreja Universal, em plena comunhão com o Papa Bento XVI. Do macro contigente de irmãos na fé em Cristo, nos leva a um vida engajada dentro de nossas células eclesiais, nossas paróquias e comunidades, ali onde vivem e estão os nossos fraternos surdos. Por Cristo e Nele, fazemo-nos servidores em cada surdo, com toda a sua história, sua cultura e com o seu jeito peculiar de ser e de conviver. Sabemos disso, de convivermos com os surdos... O Intérprete católico, pois, é sempre chamado para estar a caminho, no Caminho, pois Nele encontramos esperança e alegria no Serviço. Toda atividade iniciada pela comunidade local (cursos, atualizações, retiros, passeios, dias de aprofundamento) dos surdos e/ou dentro dos Regionais é sempre louvável e incentivado. Essa ação é um sinal e uma garantia para melhorar a qualidade da interpretação e da comunicação em nossas liturgias e serviços de evangelização. O objetivo é sempre de apresentar uma mensagem clara, fácil, compreensiva e que de verdade se faz Vida no coração dos surdos. Um mensagem plena e cheia de vigor e força que os sustentam na caminhada da fé.

Está é a nossa missão e nosso labor! Saibamos acolher com coragem os desafios, os entraves, as contradições e os percalços das sendas, pois a porta é estreita. A todos, chamados à evangelização e à missão junto aos surdos, convocamos para uma caminhada serena, firme, com objetivos claros e compartilhados. Somos uma verdadeira rede de generosos intérpretes, pois estamos presentes em 17 Regionais do Brasil. Aguardamos de todos, a comunicação que nos faz mais fraternos e mais família. Fraterno abraço, Álvaro Ferreira- Secretário da Pastoral dos Surdos e dos Intérpretes Católicos do Brasil

COORDENAÇÃO NACIONAL DOS INTÉRPRETES CATÓLICOS: MARCELO DIAS SANTANA --- E-MAIL: diasturbh@gmail.com - Belo Horizonte - MG VICE COORDENADORA NACIONAL DOS INTÉRPRETES CATÓLICOS: CASSIA SOUZA CARVALHO --- E-MAIL: cassia_pj@hotmail.com - Brasília - DF.